domingo, 11 de abril de 2010

Moqueca de Camarão e pirão

Receita

500 grs de camarões limpos (se for congelado 1 kg)
1 limão
azeite doce
2 dentes de alho
1 cebola grande
1/2 pimentão
2 tomates
2 colheres de azeite de dende
1 vidro de leite de coco
1 e 1/2 xícaras de leite

Modo de fazer

Se for camarão congelado retirar um dia antes do freezer e deixar descongelar em um prato dentro da geladeira.
Lavar os camarões e espremer o limão sobre eles. Deixar descansar por meia hora.
Colocar o azeite na panela e refogar dois dentes de alho picados, assim que dourar colocar a cebola. Deixar refogar até a cebola ficar transparente. Refogar o pimentão até ficar macio e depois adicionar 1 tomate picado em cubinhos. Deixar refogar bem até ficar quase uma pasta.
Adicionar os camarões* (veja dica) e refogar até ficarem levemente rosados. Adicionar o azeite de dendê e deixar refogar mais um pouco. Adicionar o leite de coco e deixar ferver. Colocar sal a gosto. Assim que ferver adicionar o leite, e 1 tomate cortado em rodelas. Deixar cozinhar por mais 5 minutos. Prontinho!!!

Pirão

3 xícaras do caldo da moqueca
farinha de mandioca(quanto necessário)

Colocar o caldo da moqueca em uma panela com o fogo desligado. Ir adicionando a farinha de mandioca lentamente (1 colher de sopa por vez) e ir mexendo para não formar bolinhas. Adicionar farinha suficiente para que adquira a consistência de pirão. Ligar o fogo e deixar cozinhar por 2 minutos mexendo sempre.

Dica: quando utilizar camarão fresco fazer um corte na parte de cima do camarão (de uns 2 cm) para retirar a "tripinha". Este corte também deixará o camarão maior e mais macio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário